PALAVRA DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO DOM QUINTINO DE OLIVEIRA E SILVA
Publicado em:  17/10/2013

PALAVRA DE ABERTURA DA EXPOSIÇÃO
DOM QUINTINO DE OLIVEIRA E SILVA

A Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus está em festa. Sim, o motivo de tamanha alegria e profunda emoção é que estamos festejando Santa Teresa de Jesus, nossa querida matriarca, exímia mestra de nossa espiritualidade. Santa Teresa para nós é um tesouro que transmite às suas Filhas um compêndio de riquezas cujos ensinamentos são de valor inesgotáveis. Somos felizes por sermos filhas desta mulher determinada que conquistou na sua época, o mundo do Carmelo na linha da Reforma Carmelitana.
Dom Quintino como homem espiritual, estudioso e culto, gostou de ter conhecido Santa Teresa através dos seus escritos. Chegando nesta cidade, como o 1º bispo da Diocese, percebeu uma grande lacuna relacionada à classe da juventude feminina. Conduzido por seu zelo apostólico, inspirado por um ato de Fé na Providência Divina, teve a ousadia de fundar a Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus para assumir essa tarefa junto às jovens, criando ao mesmo tempo o Colégio Santa Teresa de Jesus. Dom Quintino cuidou da Congregação nascente como um pai zeloso e atuante com o intuito de oferecer às Religiosas condições para testemunharem os valores da Vida Religiosa Consagrada e a promoção das alunas em todos os níveis.
Hoje, nesta solene celebração da Festa de Santa Teresa de Jesus, a Congregação e o Colégio Santa Teresa de Jesus vêm de público, prestar uma homenagem de gratidão ao nosso Fundador, através da exposição dos objetos pertencentes à vida daquele que nos deixou um grande legado intelectual, moral e espiritual – Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva.
Queremos, nesta oportunidade, agradecer a Deus pela existência da Congregação e do Colégio Santa Teresa de Jesus, pedindo que Ele nos faça fiéis as nossas origens fundacionais. Agradecer genuflexas ao nosso pároco Pe. Edimilson que nos oferece todo o apoio à nossa ação evangelizadora nesta Paróquia. Agradecemos a todos os Sacerdotes da Diocese de Crato CE que colaboram conosco. Agradecemos aos alunos, professores, funcionários, ex-alunos, ex-professores, e amigos das Religiosas presentes a esta solenidade. Queremos também agradecer as Irmãs e funcionários do Orfanato Jesus, Maria José da cidade de Juazeiro do Norte CE, que vieram abrilhantar nossa celebração com a exibição de sua banda constando de instrumentos de percussão confeccionados pelas crianças daquela Obra Social que realiza uma missão junto às mesmas que estejam em situação de risco. Às nossas queridas Irmãs da Congregação presentes a este acontecimento, nossos sinceros agradecimentos.

(Pausa – Hino das Escolas Teresianas)

Declaramos aberta a exposição dos objetos pertencentes a Dom Quintino Rodrigues de Oliveira e Silva em homenagem aos seus 150 anos de nascimento e abertura do centenário da Diocese de Crato CE.

Obrigada!
Me. Marieta Moura
Vice Superiora Geral da
Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus

Crato CE, 15 de outubro de 2013.

 
Copyright © 2011 Congregação das Filhas de Santa Teresa de Jesus.com.br, Todos dos direitos Reservados